segunda-feira, 25 de março de 2013

Há 30 anos, Michael Jackson fazia o Moonwalk pela primeira vez!



Em um piscar de olhos se tornou um dos passos mais incríveis de todos os tempos!


No dia 25 de Março de 1983, num especial para a TV promovido pela gravadora norte-americana Motown Records, para comemorar seus 25 anos de sucesso, intitulado: "Motown 25: Yesterday, Today, Forever". Michael, junto com seus irmãos, os The Jackson Five, foram convidados para interpretar seus maiores sucessos pela gravadora, e Michael, seus sucessos em sua carreira solo, também pelo selo da Motown.
Porém, Michael só aceitou participar da comemoração com uma condição: Cantaria com os irmãos os sucessos da época em que trabalhavam para a empresa, mas queria interpretar seu mais novo sucesso em carreira solo: "Billie Jean", pelo selo da Epic, subsidiária da CBS Records (Gravadora que contratou Michael e os irmãos depois da saída da Motown) - O que, tecnicamente era algo atípico, já que a festa era para comemorar os sucessos da Motown, e a canção "Billie Jean" era de outro selo, a Epic, sendo concorrentes uma da outra.
Porém, Berry Gordy, dono da Motown, apesar de relutar, acabou cedendo, já que Michael já era estrela, e tê-lo em seu especial já era suficiente.
Então, depois de cantar várias canções da época dos The Jackson 5 junto com seus irmãos, Michael ficou sozinho no palco. 
Vestindo calças e sapatos pretos, chapéu (tipo fedora) e jaqueta brilhante, camiseta por baixo branca brilhante, assim como as meias, e, para fechar uma luva branca-brilhante (imitando diamantes) na mão esquerda, o futuro Rei do Pop iniciou a coreografia fantástica: 
Segurando o chapéu, vestiu-o rapidamente com a mão direita, flexionando uma das pernas. Com a mão na virilha e movimentando-se habilmente conforme os acordes de "Billie Jean", atirou o chapéu para o lado, fez um rápido movimento com as mãos, tirando o microfone do suporte com a mão esquerda.
Interpretando brilhantemente cada passo da canção desenvolvida e criada pelo próprio Jackson, acompanhado pelos gritos de empolgação da plateia, fez uma hábil pose e movimentos sincronizados, virou-se e, surpreendendo não somente a todos ali presentes mas todos os telespectadores que assistiam ao especial, Michael apoiou a ponta do pé direito contra o chão e colocando o outro em repouso, em forma de "L", arrastando o pé esquerdo rapidamente, invertendo o mesmo movimento, fazendo com que Michael deslizasse habilmente para trás, fazendo aquele que se tornaria sua marca registrada e que acabaria por popularizar como um dos passos mais conhecidos de todos os tempos: o MOONWALK
Impressionados com os passos, a plateia ficou em choque, vendo Jackson terminar o famoso passo, rodopiando e se apoiando apenas com as pontas dos pés!
Depois de repetir o passo rapidamente de novo, foi ovacionado pela plateia, que, chocada, aplaudiu de pé o futuro Rei do Pop, confirmando naquele momento seu enorme talento e provando o porquê de seu estrelato e fama absurdos.


Origem

O passo foi popularizado por Michael, porém, os primeiros registros do passo são de anos antes do músico nascer.
Um artista americano chamado Bill Bailey aparece fazendo o movimento no filme Cabin in the Sky (1943), estrelado por Ethel Waters, Eddie 'Rochester' Anderson e Lena Horne. Durante a década de 1950, Bill também fez aparições em programas da TV americana. Ele faleceu em 12 de Dezembro de 1978.
Em sua autobiografia Moonwalk, Michael disse que esse passo fora inventado junto com os garotos negros nos guetos de Indiana, nos EUA.

Moonwalk tornou-se o passo de dança mais famoso de Michael Jackson, ao lado do "The Lean" - Que por sua vez, não menos brilhante, consiste em desafiar a gravidade, inclinando-se para frente, sem tirar os pés do chão, em um incrível ângulo de 45º.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...